O projeto “As Cadeias de Valor da Sociobiodiversidade da Flora do Estado de São Paulo como Instrumento para Transformação Socioambiental” é financiado pelo Programa BIOTA/FAPESP (Processo 2023/12026-6) e coordenado pela Prof.ª Fernanda da Rocha Brando, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP). Projeto iniciado em junho de 2024, com duração de 36 meses.
OBJETIVO GERAL
Articular uma rede de cooperação com base em pesquisa aplicada sobre cadeias de valor da sociobiodiversidade da Flora do estado de São Paulo, em conjunto com os atores sociais envolvidos, com a finalidade de desenvolver ações integradas para a promoção e fortalecimento das cadeias visando o uso sustentável, à conservação da biodiversidade e o desenvolvimento regional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar políticas, programas ou projetos
que visem o uso sustentável do patrimônio genético (PG), que valorizem o conhecimento tradicional (CTA) e a repartição de benefícios no estado de São Paulo.
Mapear as espécies da sociobiodiversidade
com cadeia de produção da bioeconomia estruturada.
Monitorar, analisar e avaliar a implementação das políticas públicas
identificadas no estado de São Paulo que promovam o fortalecimento de cadeias de valor de espécies vegetais nativas voltadas aos diferentes segmentos.
Fortalecer a articulação
intra/interinstitucional e intersetorial.
Propor adequações
ao marco legal de maneira a atender as especificidades dos produtos da sociobiodiversidade.
Estruturar um plano de ações
da Rede de Sociobiodiversidade do estado de São Paulo considerando as especificidades das cadeias mapeadas e dos territórios, integrando as ações de pesquisa, assistência técnica e capacitação.
Identificar pontos de estruturação
das cadeias de valor da sociobiodiversidade do estado de São Paulo que são passíveis de serem transpostos para comunidades que ainda não possuam estruturação em suas cadeias produtivas.
Desenvolver produtos
de popularização da ciência que disseminem os resultados obtidos, que possam ser aplicados em diferentes contextos.
Divulgar as atividades da Rede
por meio da elaboração e veiculação de um documentário com entrevistas com produtores e demais integrantes, para disseminar o conhecimento sobre as cadeias produtivas da sociobiodiversidade.















